Uma marca para refletir a evolução
e o crescimento de quem movimenta R$3.7 trilhões  por ano

Uma marca para refletir a evolução e o crescimento de quem movimenta R$3.7 trilhões  por ano

Uma marca para refletir a evolução e o crescimento de quem movimenta
R$3.7 trilhões  por ano

Uma marca para refletir a evolução e o crescimento
de quem movimenta
R$3.7 trilhões  por ano

Uma marca para refletir a evolução
e o crescimento de quem movimenta R$3.7 trilhões  por ano

Re-Brand

Re-Brand

Novembro, 2020

Novembro, 2020

Posicionamento

Identidade

 Ativação

Arquétipos, essência de marca, arquitetura de marca, atualização dos valores.

Naming, tom de voz, manifesto da marca, logotipos, símbolos, paletas cromáticas, texturas, tipografia, tagline, universo imagético, iconografia.

Materiais promocionais, comunicação de evento, templates para social media, website, brandbook.

A Nexxera é uma empresa de 28 anos que é líder nacional em tecnologia financeira, possuindo 78% de market share no segmento. Teve sua origem em Florianópolis, fundada por 3 sócios que largaram suas carreiras em bancos tradicionais para apostar no sonho da tecnologia. Com o crescimento da empresa ao longo do tempo, novas possibilidades e desafios começaram a fazer parte do entorno da marca, e foi então que surgiu o Grupo Nexxera. O grupo realiza um papel de agregador das novas empresas, levando também experiência e credibilidade a elas. Suas soluções são responsáveis todo ano pela movimentação de R$3.7 trilhões em transações financeiras.


O desafio de marca começou a se apresentar quando a linha entre Nexxera e Grupo Nexxera não se mostrava clara, tanto para o mercado quanto para os colaboradores. Fomos chamados para o projeto de Re-Brand tendo esse objetivo inicial, de dar clareza e individualidade às marcas. Além disso, era necessário organizar as relações entre as empresas e produtos, preparando todos para o crescimento ainda maior que prometem os próximos anos.

A Nexxera é uma empresa de 28 anos que é líder nacional em tecnologia financeira, possuindo 78% de market share no segmento. Teve sua origem em Florianópolis, fundada por 3 sócios que largaram suas carreiras em bancos tradicionais para apostar no sonho da tecnologia. Com o crescimento da empresa ao longo do tempo, novas possibilidades e desafios começaram a fazer parte do entorno da marca, e foi então que surgiu o Grupo Nexxera. O grupo realiza um papel de agregador das novas empresas, levando também experiência e credibilidade a elas. Suas soluções são responsáveis todo ano pela movimentação de R$3.7 trilhões em transações financeiras.


O desafio de marca começou a se apresentar quando a linha entre Nexxera e Grupo Nexxera não se mostrava clara, tanto para o mercado quanto para os colaboradores. Fomos chamados para o projeto de Re-Brand tendo esse objetivo inicial, de dar clareza e individualidade às marcas. Além disso, era necessário organizar as relações entre as empresas e produtos, preparando todos para o crescimento ainda maior que prometem os próximos anos.

"Esse não é somente o momento de lançar a nova marca, é uma transformação importante nas nossas vidas, na vida de todos. Uma mudança dessas não é só mudar um nome ou um logo, nós temos uma responsabilidade social muito grande. Milhares de pessoas, de famílias, dependem da gente.
Nós não podemos errar." 

"Esse não é somente o momento de lançar a nova marca, é uma transformação importante nas nossas vidas, na vida de todos. Uma mudança dessas não é só mudar um nome ou um logo, nós temos uma responsabilidade social muito grande. Milhares de pessoas, de famílias, dependem da gente.
Nós não podemos errar." 

"Esse não é somente o momento de lançar a nova marca, é uma transformação importante nas nossas vidas, na vida de todos. Uma mudança dessas não é só mudar um nome ou um logo, nós temos uma responsabilidade social muito grande. Milhares de pessoas, de famílias, dependem da gente. Nós não podemos errar." 

“Esse não é somente o momento de lançar a nova marca, é uma transformação importante nas nossas vidas, na vida de todos. Uma mudança dessas não é só mudar um nome ou um logo, nós temos uma responsabilidade social muito grande. Milhares de pessoas, de famílias, dependem da gente.
Nós não podemos errar." 

Edson Silva, Founder & Presidente

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Uma marca
de muitos corações
o

Um termo proprietário

Uma marca de muitos corações

Trabalhar com empresas consolidadas e permeadas por relações familiares é sempre um processo de muita escuta e acolhimento. Sabemos que entre fundadores, sócios, conselho e funcionários de longa data existe uma conexão também emocional com o negócio.

Por isso valorizamos tanto - em todos os casos, mas aqui especialmente - nossa etapa de posicionamento. Nessa primeira etapa do trabalho, fomos capazes de entender o que era ”ser Nexxera” e a partir daí, criar algo novo que fizesse jus à essência e ao legado da empresa.

 

Trabalhar com empresas consolidadas e permeadas por relações familiares é sempre um processo de muita escuta e acolhimento. Sabemos que entre fundadores, sócios, conselho e funcionários de longa data existe uma conexão também emocional com o negócio.

Por isso valorizamos tanto - em todos os casos, mas aqui especialmente - nossa etapa de posicionamento. Nessa primeira etapa do trabalho, fomos capazes de entender o que era ”ser Nexxera” e a partir daí, criar algo novo que fizesse jus à essência e ao legado da empresa.

 

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"Eu tive o privilégio de participar dessa mudança e eu sei que isso aconteceu com muito coração. Aconteceu com o Edson e o Edenir de mão dadas, divergindo e convergindo."  

Viviane Goulart, Diretora de Marketing e DHO

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O ponto de revoluçãoo

Um termo proprietário

O ponto
de revolução

Apesar de grande parte das alterações no posicionamento neste caso serem incrementais, sabíamos que existia um ponto que precisaria mudar radicalmente. O nome Nexxera teria que ser exclusivo a uma das marcas. Para além da confusão de palavras era necessário criar espaços de domínio de cada uma - para produtos, para employer branding, para investimentos.

Nossa análise de diagnóstico era clara nesse sentido, manteríamos Nexxera para a empresa e o grupo ganharia um novo nome.

Vídeo produzido internamente pelo Grupo Nexxees | Produção e Edição: Grupo Nexxees 

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Diferente mas relacionável

Um termo proprietário

Diferente mas relacionável

Renomear o grupo era também renomear o local de trabalho de mais de 300 pessoas, o selo de chancela de tantas outras marcas e o resultado de um legado de quase três décadas. Essa tarefa não poderia ter sido feita de outra forma que não trabalhando em cocriação com as lideranças internas. Precisávamos encontrar um novo nome que fosse claramente diferente de Nexxera, mas ainda assim tivesse elementos comuns, deixando claro o pertencimento às mesmas origens.

Em meio a uma conversa, depois das nossas apresentações e sugestões, surgiu quase que instintivamente a um dos sócios: Grupo Nexxees. Um nome forte, único, que atendia às nossas necessidades técnicas e tinha a capacidade de conexão com aqueles que seriam os primeiros embaixadores da marca, Edson e Edenir.

Renomear o grupo era também renomear o local de trabalho de mais de 300 pessoas, o selo de chancela de tantas outras marcas e o resultado de um legado de quase três décadas. Essa tarefa não poderia ter sido feita de outra forma que não trabalhando em cocriação com as lideranças internas. Precisávamos encontrar um novo nome que fosse claramente diferente de Nexxera, mas ainda assim tivesse elementos comuns, deixando claro o pertencimento às mesmas origens.

Em meio a uma conversa, depois das nossas apresentações e sugestões, surgiu quase que instintivamente a um dos sócios: Grupo Nexxees. Um nome forte, único, que atendia às nossas necessidades técnicas e tinha a capacidade de conexão com aqueles que seriam os primeiros embaixadores da marca, Edson e Edenir.

 

"Evoluímos a marca e mudamos o nome do grupo, mas não perdendo nossa essência, nosso DNA."  

"Evoluímos a marca e mudamos o nome do grupo, mas não perdendo nossa essência, nosso DNA"

 Edenir Silva, Founder & VP

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Um ecossistema
de marcas

Além do nome do grupo, muitos outros elementos precisavam mudar. Trabalhamos toda a arquitetura: marca mãe, empresas, empresas investidas, produtos, evento e o instituto. Com tantas marcas envolvidas, precisamos criar alguns pontos de correlação para serem relacionáveis, mas muitas características únicas, para se conectarem com seus respectivos públicos e objetivos.

O resultado foi um sistema de identidade visual bastante completo e abrangente. Conseguimos criar espaços de autoridade e imagem corporativa, de inovação e tecnologia e também de conexão pessoal e impacto social.

objetivos
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A afirmação
de uma nova era

As novas identidades e posicionamento da Nexxera e do Grupo Nexxees foram lançadas no maior evento de gestão financeira do Brasil, realizado por eles mesmos. Um momento importante para aproximar do futuro as pessoas que fazem parte dessa história e também o mercado.


Estiveram ao nosso lado e contribuíram para esse projeto: Viviane, Edson, Edenir, Sarah, Clemente, Beatriz, Andrea e Carla. Com a ajuda dessas pessoas, conseguimos entender e tornar tangível o que é, acima de tudo, ser Nexx.

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"Lançar o novo nome do grupo diferenciando ele do nome Nexxera, que é nosso grande braço tecnológico e de serviço, com certeza foi uma quebra de paradigmas. Mas isso só faz quem tem coragem de evoluir, coragem de mudar." 

"Lançar o novo nome do grupo diferenciando ele do nome Nexxera, que é nosso grande braço tecnológico e de serviço, com certeza foi uma quebra de paradigmas. Mas isso só faz quem tem coragem de evoluir, coragem de mudar."

Edson Silva
Founder & Presidente

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