Youper é um assistente que utiliza inteligência artificial para ajudar milhões de pessoas no mundo todo a melhorarem a saúde mental e emocional através de técnicas cientificamente testadas. Mas o app vai além disso, Youper é um companheiro para seus usuários. Ele os acompanha durante todas as situações, buscando dar suporte e gerar um verdadeiro bem estar.
Youper chegou com a demanda de reconectar-se com seus usuários, trazer a tona todos os benefícios que o app proporciona e que não eram manifestados através da antiga marca. Era preciso uma nova identidade. Uma identidade que conseguisse representar e transmitir os sentimentos e sensações que o usuário encontra com o Youper. Uma identidade que conseguisse ser simples, gentil e confiante de uma forma única.
Posicionamento
Naming
Linguagem e Tom de Voz
Identidade Visual
Website
Pitch deck
Materiais Gráficos
A mudança no posicionamento da marca reflete o sentimento positivo gerado pelo assistente e baseia-se na relação de companheirismo estabelecida entre o usuário e a marca. Dessa forma o símbolo precisava proporcionar essa relação. A intenção visual de ter ligação com o elemento Y - que anteriormente era utilizado como símbolo do marca - se faz presente, buscando a ideia de algo familiar e ao mesmo tempo diferente de qualquer elemento já existente.
O símbolo precisava também ser mais do que representação da ideia de um assistente, o símbolo precisava representar um sentimento. Um sentimento de bem-estar, de paz interna e companheirismo.
A tipografia precisava ser um elemento neutro e flexível na identidade. Devido as distintas aplicações, seja dentro do próprio aplicativo como em materiais gráficos e de comunicação, as informações precisavam estar dispostas de forma organizada e clara, além de trazer um aspecto moderno para a marca. Por isso a utilização de uma fonte sans serif com uma ampla variadade de pesos gráficos foi um direcionamento estratégico para a identidade da marca.
Por ser o produto final e a forma mais relevante em que o usuário entra em contato com a marca, o aplicativo precisava ser a concretização da proposta de valor. As cores, os ícones, as interações do app foram projetadas para que uma experiência única fosse construída.
Com a participação de usuários testes, da equipe de UX da Youper e a Bolden foi possível chegar numa versão final em que o design, o funcionamento e usabilidade do app estivessem alinhados com todo o novo posicionamento da marca.
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